Por Livya Maria/Governo do Tocantins

A Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, intensificou, durante o mês de novembro, as ações de qualificação profissional e educacional voltadas às pessoas privadas de liberdade. Organizados pela Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, os cursos foram realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e empresas parceiras, totalizando 235 vagas preenchidas em diversas unidades penais.
As capacitações visam ampliar as possibilidades de reinserção no mercado de trabalho e reduzir os índices de reincidência criminal. O gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, Dilson Júnior, enfatizou o impacto das parcerias. “O trabalho conjunto que temos desenvolvido nas unidades penais do Tocantins tem gerado oportunidades reais de aprendizado, crescimento e reintegração social para os custodiados”, pontuou.
Capacitações por região
Em Palmas, a Unidade Penal Regional finalizou o curso de Eletricista com 15 alunos no dia 3 de novembro. Também foram concluídas as formações de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, com 15 participantes, e de Panificação, com oito alunos. Além destes, tiveram início os cursos de Eletricista, NR-10 e Encanador, realizados pela Universal nos Presídios (UNP), com previsão de continuidade até 2026.
Na região sul, a Unidade Penal de Gurupi ofertou três capacitações: Trabalhador na Olericultura Convencional, Olericultura Orgânica e Confecção de Patchwork, qualificando um total de 38 custodiados ao longo do mês. Já na Unidade Penal de Palmeirópolis, 11 alunos concluíram o curso de Trabalhador na Panificação Rural.
Na Fazenda Agropecuária Penal de Cariri do Tocantins, o foco foi o manejo rural. Foram 39 custodiados certificados nos cursos de Avicultura de Postura, Bovinocultura de Corte e Produção de Grãos (Soja e Milho).
As unidades da região central e norte também receberam atividades. Em Miracema do Tocantins, 45 reeducandos participaram de cursos voltados à olericultura e produção de mandioca, além de palestras educativas. Em Colinas do Tocantins, nove custodiados aprenderam sobre Produção de Temperos e Condimentos. A Unidade Penal de Colmeia capacitou 30 pessoas nas áreas de Olericultura e Fruticultura.
Na Unidade Penal Feminina de Ananás, o Senar ministrou o curso de Trabalhador na Produção de Temperos e Condimentos para 10 mulheres privadas de liberdade.
Conectando Futuros segue em andamento
Além das parcerias com o Senar, o projeto “Conectando Futuros”, realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Seciju, segue em andamento. A iniciativa leva letramento digital e promoção de Direitos Humanos para 120 custodiados, distribuídos entre as Unidades Penais do Estado:
• 30 custodiados na Unidade Penal Regional de Palmas;
• 60 custodiados na Unidade de Tratamento Penal de Cariri do Tocantins;
• 30 custodiados na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota.

Unidades penais femininas também recebem cursos de capacitação que contribuem com ressocialização das custodiadas

Cursos são realizados em conjunto com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e empresas parceiras
Foram disponibilizadas 235 vagas em mais de 10 cursos




