Por Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins investiu R$ 220 mil por meio do PICS para fortalecer o turismo de base comunitária e a economia local na Comunidade do Prata

A Comunidade Quilombola do Prata, em São Félix do Tocantins, recebeu nos dias 4 e 5 de julho a 11ª edição da tradicional Festa da Rapadura. Realizado pela Associação da Comunidade do Quilombo do Prata, o evento celebrou as raízes culturais do Jalapão e movimentou a economia local com uma programação que une tradição, empreendedorismo e identidade.

Com forte valor simbólico e cultural, a rapadura foi o destaque da festa, que ofereceu ao público uma programação diversificada com oficinas e demonstrações ao vivo do processo artesanal, apresentações culturais, práticas esportivas, exposições de artesanato e gastronomia regional. Mais do que uma celebração, o evento evidenciou o protagonismo da comunidade quilombola do Prata e reforçou o turismo de base comunitária como caminho estratégico para o desenvolvimento sustentável do Tocantins. 

Para fortalecer essas iniciativas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado a Indústria, Comércio e Serviços (Sics), destinou um investimento de R$ 220 mil para a infraestrutura do evento. Os recursos, oriundos do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), foram aplicados na montagem de quiosques, tendas, mesas e iluminação, assegurando a organização e o bom funcionamento das atividades e dos espaços de comercialização.

“Investir na Festa da Rapadura é investir nas pessoas e nas potencialidades do Jalapão. Estamos apoiando um evento que, além de preservar a memória e a cultura de uma comunidade tradicional, gera emprego, renda e movimenta dezenas de pequenos negócios”, destacou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.

A festa impactou diretamente cerca de 30 pequenos negócios, entre restaurantes, hospedagens e transporte, e mais de 20 empreendimentos de forma indireta, como supermercados, farmácias e prestadores de serviço da região. A infraestrutura viabilizada pela Sics foi fundamental para garantir a qualidade da experiência para os visitantes e para os expositores.

Situada a 20 km de São Félix do Tocantins e a 267 km de Palmas, a Comunidade Quilombola do Prata é um dos importantes territórios do Jalapão que preservam saberes e práticas ancestrais. A Festa da Rapadura se consolida como uma vitrine dessa riqueza cultural e uma ferramenta concreta de fortalecimento da economia local.

Crédito: Divulgação 

A 11ª edição da tradicional Festa da Rapadura ocorreu nos dias 4 e 5 de julho, na Comunidade Quilombola do Prata, em São Félix do Tocantins

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse a rádio online, agora mesmo!

Acesse a rádio online, agora mesmo!