Por: Rafael de Oliveira/Governo do Tocantins

Projeto visa garantir ainda mais segurança, agilidade e qualidade dos serviços em todas as unidades do órgão no estado
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou, nesta sexta-feira, 8, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, o projeto de reestruturação da rede lógica do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO). Com investimento superior a R$ 8 milhões, a iniciativa está em fase de implementação e visa garantir conectividade de ponta a ponta, com alto desempenho, segurança e disponibilidade para todas as unidades do órgão no estado.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou que o projeto vai reforçar a segurança, agilizar os serviços e facilitar o acesso da população aos atendimentos. “Estamos entregando novos equipamentos para modernizar os serviços do Detran. Nós temos trabalhado para garantir ao órgão, além do trabalho social, inovações. É isso que nós priorizamos para levar rapidez e conforto aos servidores e a todos os tocantinenses”, ressaltou o chefe do Executivo.
O presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, enfatizou que toda a plataforma do Departamento será modernizada, incluindo a infraestrutura de redes. “Com esse investimento, estamos renovando todo o parque tecnológico, trazendo mais segurança, agilidade e eficiência na prestação de serviços. Este projeto simboliza o compromisso do Governo do Tocantins em promover a modernização dos serviços públicos, investindo em soluções tecnológicas que aumentam a eficiência da gestão e aprimoram a experiência do cidadão”, evidenciou.
Nova infraestrutura de rede
A modernização do serviço compõe um conjunto de melhorias tecnológicas, que inclui a atualização da infraestrutura com equipamentos modernos de conectividade de rede, abrangendo core, distribuição e acesso, para garantir maior capacidade de processamento e comunicação.
Entre os avanços, destacam-se o aumento do throughput entre os sistemas, com conexões que chegam a até 100 Gbps; a expansão da conectividade Wi-Fi com tecnologia Wi-Fi 6 nas unidades, além da redução de falhas e maior disponibilidade por meio de uma topologia de rede redundante e soluções de gerenciamento centralizado. O pacote também contempla a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com ferramentas de segurança cibernética e gestão de rede, e a qualificação técnica das equipes locais para operação.
Além disso, o projeto contempla a contratação de uma solução integrada de hardware, software e mão de obra especializada, com o objetivo de promover atualização no parque tecnológico, substituindo equipamentos obsoletos e implementando uma arquitetura de rede moderna, escalável e robusta. A iniciativa também prevê a revitalização de mais de 1,1 mil pontos físicos de rede, com cabeamento estruturado de última geração, além da entrega de 3 mil unidades de serviços técnicos especializados para garantir a operacionalização contínua da infraestrutura.
Serviços para o cidadão
A nova estrutura de rede proporcionará ganhos diretos na qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos tocantinenses. A estabilidade e a velocidade da comunicação entre os sistemas internos e externos garantirão maior agilidade nos atendimentos e uma experiência mais eficiente em todos os canais de relacionamento com o órgão.
Crédito: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa destacou que o projeto vai reforçar a segurança, agilizar os serviços e facilitar o acesso da população aos atendimentos

O presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, enfatizou que esta ação simboliza o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização dos serviços públicos