Por Joelma Cristina, DRT 116

Porto Nacional sempre foi destaque na cultura, na política, na economia e no rádio na década de 70, no antigo norte de Goiás, quando surgiam as primeiras rádios piratas no município.
A primeira emissora a se instalar em Porto Nacional, segundo o historiador e diretor do longa-metragem, o radialista Wesley Rocha, foi idealizada pelo ex-prefeito da época, Antônio Poincaré (Buchinho), que instalou um estúdio em sua residência onde gerava uma programação diária, incluindo a Voz do Brasil, que se ouvia por toda a cidade mediante alto-falantes instalados no teto da prefeitura municipal.
Ainda nas décadas de 70 e 80, foram surgindo outras rádios piratas no município, como a Rádio Tocantins FM de Raildo Barros (in memorian), Mirage FM e Rádio K7 FM, de Wesley Rocha.
Para o diretor do longa-metragem, o radialista Wesley Rocha, esse momento está sendo de grande experiência e alegria por realizar este projeto com recursos próprios e a colaboração de amigos que embarcaram neste sonho.

Wesley Rocha
“Estou muito feliz e realizado em eternizar, através do cinema, a história de garra dos nossos companheiros. Neste filme documentário, todos vão poder sentir a emoção vivida pelos nossos homenageados, que contam em detalhes os desafios por eles enfrentados”, destacou Wesley Rocha.

Jô Cristina
A radialista e diretora de redação do Blog JC Notícias, uma das pioneiras no rádio em Porto Nacional, Jô Cristina, destacou a felicidade de poder participar deste lindo trabalho. “Revivi momentos importantes da minha trajetória quando iniciei na comunicação aos 18 anos, superando todos os desafios e trabalhando com amor e dedicação a essa profissão que transformou meu destino e meu futuro.”
“Sei que esse longa será de grande emoção do começo ao fim, com lindas histórias de cumplicidade entre os profissionais e seus ouvintes, que se completavam no dia a dia, nas manhãs e noites, na cidade e no campo, em todos os lugares onde havia um rádio ligado”, disse Jô Cristina.
Através dessas emissoras, que levavam entretenimento e interação com os ouvintes, surgiram grandes profissionais que se despontaram na comunicação por todo o Brasil.
Arquivo pessoal

Xandão e senhor Zé Macedo

João Carlos

Valdemar Júnior

Miguel Rodrigues

Eloi Gonçalves

Marcione Muniz, Wesley Rocha, Lula e Odair Fonseca (in memorian).

Equipe esportiva da Rádio Tocantins AM
O longa-metragem será exibido nesta sexta-feira, no auditório Vicentão, em Porto Nacional, a partir das 19:30, com entrada franca.
Ficha técnica
Produtor Executivo, Roteirista, edição assistente de direção: Wesley Rocha
Diretor Geral e Edição: Miki Célio
Assistente de direção: Elisângela Monteiro
Direção de Fotografia: Emilly Vitória
Assistentes de Produção: Elisângela, Marciana, Samuel Felipe
Atores e Atrizes:
Fábio Dedão
Eliete Carvalho
Yasmin Sofya
Rodrigo Alves e Lorenna Carvalho.
Participação especial dos Radialistas:
Jô Cristina
Arnaldo Bahia
Xandão Lima
Valdemar Junior
Marcione Muniz
Franco Montiel
Eloi Gonçalves
Reno Lustosa
Everton dos Andes
José Macedo
Frank Ney
Miguel Rodrigues
Indiana Joe
Elvanir Quininha
Monsenhor Juraci
Luiz Carlos Lula
Gilmar Santos
Oscar Oliveira
Paulo Roberto
Evilton Zaruta
Samuel Lacerda
Uma resposta
Resgatar a história do rádio em Porto Nacional é trazer ao conhecimento das novas gerações, uma cultura dispersa que vale muito a pena ser mostrada/contada. Faz parte da história de nossa querida Porto Nacional. Parabéns aos idealizadores desse projeto e a todos os integrantes que construíram essa linda e importante história nas “Ondas do Rádio em Porto Nacional “. Vocês marcaram uma época, plantando as primeiras sementes dessa comunicação em terras portuenses!