Por Nájilla Lopes e Ítria Corrêa/Governo do Tocantins

Mobilização ocorre nesta quinta e sexta-feira, em Arraias, com a participação de diversos órgãos públicos

O Governo do Tocantins, por meio das secretarias dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e da Igualdade Racial (Seir), realizará uma ação interinstitucional voltada à Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, nesta quinta e sexta-feira, dias três e quatro de julho. Governo e entidades parceiras irão ao território, localizado na região Sudeste do Estado, para ouvir demandas e levar serviços alinhados à efetiva promoção de Políticas Públicas direcionadas às comunidades quilombolas.

O trabalho realizado em conjunto entre Sepot e Seir amplifica a resposta às dificuldades enfrentadas pelas comunidades quilombolas, especialmente àquelas localizadas longe de centros urbanos. “A ação integrada reforça o compromisso do Governo do Estado em valorizar e atender as demandas dos povos tradicionais. É essencial ouvir suas necessidades para garantir políticas públicas assertivas, que respeitem e fortaleçam a cultura e os direitos das comunidades quilombolas”, destacou o secretário dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente.

O secretário da Igualdade Racial, Adão Francisco de Oliveira, explica que a mobilização entre diferentes órgãos é fruto de uma escuta ativa realizada anteriormente no território, onde diversas demandas foram apresentadas.  “Realizar essa ação de escuta, promoção de serviços e informação é construir uma ponte para que medidas estruturais possam, num curto tempo, alterar o quadro de vulnerabilidade da comunidade, transformando-o em plena cidadania”, defendeu o secretário Adão Francisco.

Marco

A ação representa um marco importante na atuação do Estado do Tocantins junto às comunidades quilombolas, ao propor uma abordagem transversal e cooperada entre diferentes setores da administração pública. A expectativa é de que a mobilização resulte não apenas no atendimento imediato das demandas locais, mas também na construção de estratégias duradouras que fortaleçam os direitos, a cidadania e a dignidade dos moradores do território.

Parceiros da ação

Juntamente com Seir e Sepot, participam da ação representantes dos seguintes órgãos: Itertins, Ruraltins, Secretarias de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), da Mulher (SecMulher), do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); Defensoria Pública do Estado (DPE); Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Território Kalunga do Mimoso

A comunidade quilombola Kalunga do Mimoso, localizada no município de Arraias, região Sudeste do Tocantins, é reconhecida como parte do histórico território Kalunga, estabelecido entre os séculos XVIII e XIX por africanos fugidos da escravidão nas lavras de ouro. Hoje, abriga cerca de 370 famílias, aproximadamente três mil pessoas, em mais de 57 mil hectares.

Vista de residência tradicional da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso. Crédito: Divulgação/Governo do Tocantins

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse a rádio online, agora mesmo!

Acesse a rádio online, agora mesmo!